Cartão do SUS, como fazer

Cartão SUS como fazer  – Todo brasileiro precisa ter um cartão do SUS para ter acesso a um atendimento de saúde vinculado ao SUS.

Existem duas formas básicas de realizar a solicitação do cartão, uma delas é via internet de maneira rápida e prática, para que todo o processo seja agilizado e a outra é mediante solicitação do cartão em uma das unidades de saúde mais próxima.

O cartão do SUS é intransferível e tem validade em todo o território nacional, garantindo o direito ao acesso a remédios e procedimentos médicos que sejam vinculados ao SUS de forma totalmente gratuita.

Passo a passo de como fazer o cartão do SUS

Para adquirir o cartão do SUS basta ser brasileiro ou naturalizado brasileiro e dirigir-se a uma unidade de saúde mais próxima de sua preferência. O cadastro é feito de forma rápida e segura, com total sigilo com relação as informações prestadas e de forma completamente gratuita, sem que a pessoa tenha que pagar qualquer taxa para a emissão do documento.

Alguns documentos pessoais se fazem necessários como:

  • O CPF
  • RG
  • Certidão de nascimento, casamento ou do divórcio
  • Número do PIS/PASEP caso a pessoa deseje inclui-lo.

Tais documentos devem ser entregues no setor administrativo da unidade de saúde para que o funcionário responsável realize o cadastro no programa do SUS.

Cartão do SUS, como fazer

Esse processo também pode ser realizado no conforto da própria casa, caso a pessoa opte por agilizar o processo e fazer o pré-cadastro de forma online através deste link.
Todas as informações fornecidas precisam ser avaliadas e comprovadas por uma pessoa responsável de um dos postos de credenciamento do SUS para que o cartão seja finalmente emitido.

Cartão do SUS

Para isso é necessário que os documentos solicitados sejam levados para que a análise junto com o protocolo de atendimento que é emitido assim que o pré-cadastro online é feito. Tal documento possui validade de apenas 90 dias corridos. Caso a pessoa perca o prazo de validação, será necessário repetir todo o processo para que o cartão do SUS seja emitido.

Assim que todo o processo de cadastro é feito, o cartão é impresso e emitido na hora, podendo ser utilizado sem qualquer restrição nas unidade de serviço do SUS em todo o Brasil.

Benefícios do Cartão do SUS

O cartão do SUS nada mais é do que um documento intransferível que facilita o atendimento médico em qualquer unidade pública do pais, além de garantir medicamentos de baixo e alto custo de forma totalmente gratuita.
O benefício do cartão é garantido a todo cidadão brasileiro, independentemente da idade que ele possua.

Cartão do SUS, como fazer
5 (100%) 1 vote
No Responses to “Cartão do SUS, como fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *