Como consultar FGTS

Todo trabalhador já ouviu falar do FGTS, alguns já fizeram jus a esse direito, outros só o farão quando se aposentarem, mas, muitas pessoas ainda não sabem como consultar FGTS, para acompanhar se os depósitos estão sendo feitos corretamente pela sua empresa.

Conheça um pouco mais sobre como consultar FGTS, quem pode sacá-lo e demais informações importantes para esclarecimentos.

O que é o FGTS

O FGTS é descontado da folha de pagamento dos empregados contratados através do regime CLT, (consolidações das leis trabalhistas). É um dinheiro que a Caixa Econômica Federal retém e investe e quando o empregado fizer jus ao saque receberá este dinheiro com correção monetária.

A sigla FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) corresponde a um desconto de 8% no salário do empregado, isso mensalmente. Todo empregador que contrata através do regime CLT é obrigado a realizar esse desconto na folha de pagamento.

Quem tem direito ao FGTS

Só tem direito ao FGTS, as pessoas que são ou foram contratadas através das normas da CLT, com carteira assinada pelo empregador e, esse dinheiro tem algumas regras para poder retirá-lo do banco, veja abaixo quem pode e em quais condições se pode sacar o FGTS.

O FGTS pode ser utilizado em caso de compra de casa própria, apartamento e afins, doenças terminais, demissão sem justa causa ou quando o trabalhador se aposenta.

Como consultar FGTS

Como consultar o FGTS? Muitos simples, o empregado pode consultar o saldo do FGTS através de correspondências que a Caixa manda mensalmente para a sua residência.

Outra forma de acompanhar o saldo do FGTS é ir a uma agência da Caixa Econômica com o cartão cidadão e consultar FGTS nos Caixas eletrônicos. Para quem não sabe ou não tem o cartão cidadão, basta ligar para o telefone 0800 726 0207 e fazer a solicitação. O cartão cidadão é gratuito e facilita o acesso à informação referente a assuntos da Caixa Econômica Federal.

Ainda tem como consultar FGTS através da internet, para isso é necessário que você tenha a senha de acesso, caso não tenha, clique aqui para cadastrar uma senha. Para quem já é cadastrado clique aqui para ter acesso a consultar FGTS.

Quando sacar o FGTS

Para sacar o FGTS, tem que seguir algumas regras, veja abaixo em quais ocasiões o empregado pode realizar o saque:

  • O empregado com carteira assinada (CLT) que pedir demissão, sem justa causa, só pode sacar o FGTS após 3 anos sem carteira assinada.
  • O empregado com carteira assinada (CLT) que for demitido, sem justa causa, pode sacar o FGTS dias depois da demissão.
  • O empregado com carteira assinada (CLT) que estiver com as seguintes doenças terminais: AIDS, câncer e outras doenças já em estágio terminal.
  • O empregado com carteira assinada (CLT) que se aposentar.

O saque do FGTS pode ser realizado nos parâmetros acima, ou quando o presidente do país toma uma decisão, como a mais atual do saque do FGTS das contas inativas.

Como tirar extrato FGTS

O extrato do FGTS é importante caso o empregado queira verificar se os depósitos anteriores foram feitos corretamente, ou até para uma ação judicial, referente ao FGTS, com o extrato é possível avaliar e dar uma solução ao caso.

Como consultar FGTS e tirar o extrato? Para retirar o extrato do FGTS o empregado acessar o site clicando aqui, munido de sua senha de internet e retirar o extrato simples ou o extrato completo.

Como consultar FGTS
Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *