Como utilizar Sinesp Cidadão

Como utilizar Sinesp Cidadão – Sinesp Cidadão é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que tem por objetivo permitir o acesso dos cidadãos a diversos serviços da segurança pública.

O que é Sinesp Cidadão?

O Sinesp Cidadão é um aplicativo criado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, sendo um portal de informações integradas disponibiliza diversos serviços ao cidadão que através dele pode realizar consultas sobre a situação de qualquer veículo roubado ou furtado no país. Também é possível realizar consultas sobre o sistema prisional e sobre pessoas desaparecidas.

Veja também:

Como utilizar Sinesp Cidadão?

Consulta sobre a situação do veículo: permite que qualquer pessoa no Brasil, tenha acesso em tempo real a informações sobre determinado veículo roubado, furtado ou clonado. Todas as informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Consulta sobre mandado de prisão: outro serviço que o aplicativo disponibiliza é o acesso indiscriminado sobre mandados de prisão, ou seja, qualquer pessoa pode realizar uma consulta através do aplicativo e saber se alguém possui um mandado aguardando cumprimento ou vigente. Este tem por objetivo auxiliar a polícia. Todas as  informações são consultadas diretamente no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ.

como utilizar Sinesp Cidadão

Consulta sobre desaparecidos: Agora também é possível acessar os registros sobre pessoas desaparecidas através do Sinesp Cidadão. O aplicativo disponibiliza todos os registros e o cidadão pode consultar fotos e os nomes das pessoas desaparecidas, desta forma auxiliar a polícia através de um comunicado, caso tenham visto alguma pessoa presente no banco de dados. Todas as informações são consultadas diretamente do INFOSEG que faz uma integração dos registros de desaparecimentos realizados pelas Polícias Civis dos Estados que participam.

Como baixar e como utilizar Sinesp Cidadão?

Sabe-se que o aplicativo oferece serviços muito importantes para os cidadãos, agora você vai aprender como baixar e como utilizar Sinesp Cidadão.

A instalação do aplicativo é bastante simples, assim como a sua utilização. O aplicativo é gratuito, está disponível para a plataforma Android e IOS e pode ser baixado pela Play Store aqui. Ou se preferir acesse a Play Store, procure pelo aplicativo oficial e clique no botão de download.

Como o objetivo do aplicativo é ser de fácil utilização justamente para que todas as pessoas possam acessar as informações sem dificuldades logo na tela inicial, os cidadãos vão encontrar os botões com todas as opções de buscas que eles podem realizar no Sinesp Cidadão.

como utilizar Sinesp Cidadão

  • Para realizar uma consulta sobre veículo, instale o aplicativo, depois disso basta clicar no ícone “Veículos” presente na tela inicial e digitar a placa do carro para saber a situação do veículo. A informação, caso seja constatado que o veículo foi roubado ou furtado, aparecerá destacada em vermelho na tela do seu smartphone. É possível verificar também se o veículo é clonado.
  • Para consultar mandados de prisão, basta que o usuário digite o nome da pessoa em questão ou da mãe da mesma. Também é possível realizar uma busca por algum documento de identificação como CPF, por exemplo.
  • Para consultar informações sobre pessoas desaparecidas: Pode ser realizado através do nome da pessoa desaparecida, o nome da mãe e a data de nascimento.

O aplicativo ainda disponibiliza um botão de “Ajuda” para facilitar ainda mais o acesso.

Tem alguma dúvida sobre como utilizar Sinesp Cidadão? Deixe nos comentários.

 

Como utilizar Sinesp Cidadão
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *