ID Jovem, como funciona

Inúmeros jovens brasileiros têm direito ao ID Jovem para ter acesso a benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos como shows, jogos e entradas de cinema.

Veja também:

O ID Jovem, nada mais é do que a Identidade Jovem que pode ser emitida facilmente via internet no conforto da sua casa e usado quantas vezes quiser de acordo com o Estatuto da Juventude – Lei nº12.852/2013 e o Decreto 8.537/2015.

Condições Gerais do ID Jovem

Para conseguir uma ID Jovem, um dos requisitos necessários é a pessoa possuir idade entre 15 e 29 anos e ter uma renda mensal de no máximo dois salários mínimos.

Outro requisito necessário para conseguir o documento é estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, dispondo de informações atualizadas de pelo menos um ano e seis meses.

Às vezes, a pessoa não está cadastrada no cadastro Único do Governo Federal, mas atende todas as outras exigências para estar adquirindo o benefício.

Nesse caso, o cadastro pode ser realizado em um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou em qualquer estabelecimento responsável pelo cadastro em sua cidade. Caso as informações referentes ao Cadastro Único estejam desatualizadas, a atualização também poderá ser feita em um dos departamentos citados.

ID Jovem

Outra condição também é ter em mãos o número do NIS que pode ser facilmente encontrado no cartão cidadão ou extrato do FGTS.

Emissão do ID Jovem

A emissão do ID Jovem é feita de forma rápida e segura no conforto da própria casa em apenas alguns minutos.

O cartão do ID Jovem é virtual e a sua utilização pode ser realizada apenas com a apresentação da fotografia do documento no celular.

Para conseguir o ID Jovem, existem duas opções possíveis. São elas:

  • Via Internet: Para que a emissão da Identidade Jovem seja realizada pela Internet, é necessário acessar o site da ID Jovem com o número de Identificação Social. Assim que todas as informações solicitadas forem preenchidas, a Identidade Jovem será gerada no sistema.
  • Recomenda-se realizar a impressão em alta qualidade para utilização constante do documento. Sempre que a Identidade Jovem for utilizada é necessário apresentar um documento oficial com foto do titular da identidade.
  • Via Mobile: O aplicativo da Identidade Jovem é fácil de ser utilizado e o cadastro é feito da mesma forma que via Internet. Como a Identidade é válida por apenas 30 dias, não há uma necessidade constante em estar imprimindo papel a todo momento.
  • Basta fazer a renovação e mostrar o cartão dentro da validade no estabelecimento que deseja obter o desconto para jovens. Mesmo apresentando o celular, a presença de um documento oficial com foto é indispensável.
ID Jovem, como funciona
5 (100%) 2 votes
4 Responses to “ID Jovem, como funciona”
  1. maria luiza
    • Cartão Cidadão
  2. Camila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *