Skip to content

Agências da Caixa registram filas no 1º dia de pagamento do Auxílio Brasil na cidade de São Paulo

O Auxílio Brasil é pago neste primeiro dia aos beneficiários que já receberam o Bolsa Família e que possuem NIF terminado em 1. Quem tem NIS terminado em outros números receberá (veja programação abaixo).

As unidades da Caixa em São Paulo ficam abertas até as 13h. Em Santo Amaro, na Zona Sul, a fila durou até as 12h, mesmo sob o sol escaldante que reinava na capital paulista.

Também houve filas na Vila Brasilândia, na zona norte, onde também houve movimento significativo durante toda a manhã. Muitas pessoas foram ao banco para retirar o benefício diretamente da boca do caixa e no autoatendimento.

Caixa de Casa Amarela tem longa fila no primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil

Caixa de Casa Amarela tem longa fila no primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil

Neste mês, o valor médio dos benefícios é de R$ 217,18. Lembrando que o Auxílio Brasil é temporário, até dezembro do ano que vem. A promessa do governo de pagar pelo menos R$ 400 ainda não foi cumprida.

Também a partir desta quarta-feira, pessoas nascidas em outubro e fora do Bolsa Família poderão sacar a última parcela do auxílio emergencial, o que também gerou fila. Os pagamentos desse auxílio a todo o público terminaram no dia 31, mas agora as amostras acontecem em novembro.

Fila em uma agência da Caixa Econômica Federal na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo. – Foto: Reprodução / Globo TV

Quem receberá ajuda no Brasil?

Em novembro, o Auxílio Brasil será pago para quem já era beneficiário do Bolsa Família, exceto para aqueles que, ao longo de outubro, não seguiram as regras do próprio Bolsa Família. Serão aproximadamente 14,6 milhões de beneficiários.

Quem recebeu o auxílio emergencial, mas não recebeu o Bolsa Família, não está automaticamente incluído no Auxílio Brasil.

Quem ainda não recebeu o Bolsa Família, mas está inscrito no Cadastro Único e atende aos requisitos do programa, poderá ser incluído nos próximos meses, mas não há garantias nem prazos. A Secretaria de Cidadania promete agregar mais 2,4 milhões de beneficiários em dezembro.

Quem ainda não está no CadÚnico deve se inscrever para ser considerado no programa. Veja aqui como se inscrever.

  • Se você já tinha Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente este mês
  • Se você está no CadÚnico, mas não recebeu o Bolsa Família: acesse a lista de reserva e poderá receber ajuda futuramente, se respeitar as regras do programa
  • Se você não estiver no CadÚnico: deve procurar um Cras para cadastro, sem garantia de recebimento

agenda de pagamentos

O pagamento do Auxílio Brasil, como aconteceu com o Bolsa Família, será feito a partir do último dígito do NIS dos beneficiários.

Calendário de ajuda para o Brasil – Foto: Economia g1

VÍDEO: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana