Skip to content

Cartão de Cidadão: saiba como tirar o documento

A A Carta do Cidadão é emitida pela Caixa Econômica Federal. Com ele, o acesso a benefícios sociais e profissionais é facilitado. Pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, presentes em todo o território nacional.

Quem deve requerer o Cartão de Cidadão?

O Cartão Cidadão é destinado a quem possui benefícios sociais ou profissionais de aposentadoria, como FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil, e que não possui conta na Caixa.

Se tiver uma conta individual na Caixa, por exemplo uma conta poupança ou uma conta à ordem, pode ter o benefício creditado diretamente na sua conta, sem ter de emitir um cartão de cidadão.

A emissão do Cartão de Cidadão está condicionada à existência das vantagens disponíveis.

Se tem benefícios sociais ou profissionais disponíveis para reforma e ainda não tem Cartão de Cidadão, basta solicitá-lo gratuitamente através do telefone 0800 726 0207 (Centro Servizi Caixa Cidadão) ou em qualquer agência da Caixa.

Você deve ter os seguintes documentos em mãos:

  • NIS, ou Número de Registro do Trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
  • GR ou CNH;
  • Prova de endereço.

O Senha Cidadão permite que o Cartão Cidadão recolha os serviços de trabalho e sociais geridos pela Caixa, através de terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, agências ou postos Caixa.

Para retirar a Chave do Cidadão em uma lotérica, ligue para 0800 726 0207 (Centro de Atendimento ao Cidadão) – e vá até a lotérica com seu Cartão de Cidadão e um documento oficial.

Se for a uma agência da Caixa, não é obrigatória a apresentação do cartão de cidadão. Basta apresentar um documento oficial. , basta apresentar alguns dos documentos oficiais mostrados acima.

Para consultar seus saldos e extratos – como FGTS, pagamentos ou rendimentos do PIS, ou se você tem direito ao auxílio-desemprego e ao auxílio-desemprego – basta acessar la Caixa, do site ou aplicações (para andróide Sim iOS).