Skip to content

Detran-CE Lança CNH Popular Gratuita; veja os requisitos e quem pode fazer

O governo do Estado do Ceará lançou nesta quarta-feira (13) o carta de condução popular para a população de baixa renda. O presidente executivo Camilo Santana anunciou os fundamentos do programa que beneficiará cerca de 25 mil pessoas. A transmissão foi realizada nas redes sociais do governo.

A iniciativa oferecerá gratuitamente o procedimento para obtenção da primeira carteira de habilitação nacional (CNH) nas categorias A (motocicletas) ou B (automóveis). A previsão é atender 20 mil pessoas nas cidades do interior do estado e outras 5 mil na capital Fortaleza/CE.

Desde a sua criação, o programa CNH Popular beneficiou cerca de 139.665 pessoas. A distribuição da CNH 25.000 dependerá do porte do município.

Quem vai receber?

O programa será voltado para pessoas com deficiência, beneficiários do Bolsa Família e pessoas isentas do sistema prisional.

O programa contará com a participação do município que possui empresa de transporte público própria ou tem pedido aberto de municipalização do transporte público junto ao governo. Além disso, o número de habitantes será levado em consideração pelo número de veículos cadastrados na cidade para distribuição.

Como registrar

O interessado que preencher as condições deve acessar o site do Detran (www.detran.ce.gov.br), digitar “qualificação” e “CNH popular”. Depois disso, escolha a primeira licença; informar CPF, CEP e enviar os dados.

*Site do Detran-CE estava instável na tarde desta quarta-feira (13)

Posteriormente, um novo formulário solicitará seus dados de contato e sua profissão. É necessário anexar documentos comprobatórios (residência, documento de identidade, NIS, CPF), telefone e e-mail.

Confirmado o cadastro do interessado, uma comissão do Detran-CE analisará a solicitação para esse fim e o interessado poderá acompanhar o andamento do processamento dos dados no site do Detran.

Da mesma forma, aqueles que se enquadrarem na categoria “A” receberão o capacete, garantido pela Lei nº. 15.931 em dezembro de 2015.

Beneficiários da CNH Popular receberão capacete - Fonte: Governo do Estado
Beneficiários da CNH Popular receberão capacete – Fonte: Governo do Estado