Skip to content

FGTS emergencial: App registra instabilidade e fila no primeiro dia de lançamento por 3,9 milhões

A Caixa Económica Federal encontrou problemas durante a primeira liberação de pagamentos desde Programa de Saque Emergencial do FGTS em 2022. Segundo o governo, 42 milhões de brasileiros poderão sacar até R$ 1.000,00 do saldo de suas contas ativas e inativas no Fundo Garantidor, seguindo a declaração do governo no início do ano.

Nesta quarta-feira (20), os nascidos em janeiro têm direito ao recolhimento do valor, que será depositado no Caixa Tem. A Caixa informou que até o meio-dia desta quarta-feira (20), mais de 33 milhões de operações já foram realizadas no aplicativo Caixa Tem por quase 2 milhões de usuários. Da mesma forma, mais de 2,6 milhões de pessoas já pediram pelo aplicativo do FGTS para saber quanto vão receber.

Do grupo nascido em janeiro, 3,9 milhões de trabalhadores já levaram em conta o crédito. O saque de parte do saldo das contas do FGTS foi autorizado com a assinatura da Medida Provisória nº. 1.105, que libera o saque de até 1.000 reais por trabalhador até 15 de dezembro de 2022. Após essa data, quem não verá o valor devolvido em sua conta no fundo.

Como consultar o saldo do FGTS

A Caixa já disponibilizou um acesse o site para consulta do FGTS pela internet, por meio do CPF a A consulta foi aberta no dia 8 de abril.

Por meio do aplicativo do FGTS, o brasileiro pode conferir o valor a ser creditado, a data em que o depósito será feito na conta poupança digital (veja linha do tempo completa abaixo), optar por não receber os valores caso não deseje fazer o extraordinário saque e solicitar a devolução do dinheiro disponibilizado na conta do FGTS.

O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para visualizar as informações do seu FGTS. Ao acessar o aplicativo, disponível para celulares Android e iOS, é possível consultar o saldo de todas as contas do fundo, bem como o saldo de todas as contas do FGTS existentes.

O calendário continua com um depósito em média a cada 5 dias para cada grupo, até o final do dia 15 de junho. Confira abaixo todas as datas de liberação do FGTS:

Calendário Retiros Extraordinários FGTS 2022
mês do nascimento Data para arquivamento
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Marchar 4 de maio
abril 11 de maio
ele pode 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1 de junho
novembro 08 de junho
dezembro 15 de junho

Os valores serão depositados em conta corrente, conta poupança ou conta poupança digital aberta automaticamente no Caixa Tem.

Usuários reclamam do aplicativo do FGTS

Nas redes sociais, os usuários relataram problemas para acessar o aplicativo. Dificuldade de acesso e filas foram algumas das queixas dos trabalhadores que queriam ter acesso a aconselhamento e dinheiro.

A caixa dizia “Devido ao lançamento do calendário de saques extraordinários do FGTS, nos últimos dias houve um aumento natural na consulta de serviços vinculados ao Fundo, o que não afetou o funcionamento dos aplicativos.“.

O aplicativo Caixa Tem também é fonte de reclamações e funciona com instabilidade devido ao alto número de acessos simultâneos. A Caixa solicita que os usuários acessem o aplicativo em outros horários, entre 22h e 7h, quando a demanda é menor.