Skip to content

Início da distribuição do cartão Gás-DF; veja onde retirar e quem recebe

O Governo do Distrito Federal iniciou a distribuição do Cartão de gás de R$ 100 para famílias em situação de vulnerabilidade. Os cartões vale-gás do DF serão emitidos nas agências bancárias do Banco de Brasília (BRB) para 70 mil domicílios autorizados.

Para evitar ajuntamentos, a entrega será progressiva entre 29 e 15 de setembro e respeita a ordem alfabética dos beneficiários.

A entrega do Cartão Gasolina não será efectuada na agência mais próxima da morada indicada no registo de beneficiários. A lista de pessoas autorizadas a receber a outorga Vale Gás DF foi divulgada em 3 de setembro. A solicitação pode ser feita no site do GDF Social – – digitando CPF e data de nascimento.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) indicou que antes de procurar o banco, o beneficiário deve acessar o portal do BRB – – e consultar a data e local de retirada do cartão gás.

Para retirar o serviço no balcão do banco, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).

Ao receber o Cartão Vale Gás DF, o beneficiário deve desbloqueá-lo diretamente no banco ou pela central de atendimento 3029-8440. Outra forma de desbloquear o Gas Card é através do aplicativo BRB Social que pode ser baixado no Google Play [faça download aqui] ou loja de aplicativos [baixe o app aqui].

“É importante que o beneficiário saiba a data de retirada do Cartão Gasolina nas agências do BRB. Se em quatro meses você não obtiver o cartão e não utilizar o crédito, perde o benefício, conforme regulamento do programa”, reitera Guilherme Aleixo, coordenador da gestão das transferências de renda e do cadastro único na sede.

Para utilizar o saldo, o beneficiário deve utilizar o cartão como função de débito nos estabelecimentos cadastrados no programa (veja aqui lista de empresas), para a compra exclusiva do botijão de gás. Segundo a Sede-DF, até o momento, 79 empresas formalizaram o período de adesão para participar do programa. Outras 34 empresas já manifestaram interesse em participar como estabelecimento reconhecido.

Quem pode receber o Cartão Gasolina?

A bonificação do gás no Distrito Federal será paga às pessoas inscritas no Cadastro Único até 17 de julho de 2021, com renda familiar por habitante até o meio do Smic, tendo declarado seu compromisso de renda pela compra de 13 kg de GLP, residentes no Distrito Federal e maiores de 16 anos.

Além dos requisitos acima, a Secretaria de Desenvolvimento Social estabeleceu outros critérios para a seleção de quem receberá o benefício. Atualmente, mais de 450 mil pessoas fazem parte do CadÚnico no Distrito Federal.

“Gravamos 81.740 discos. Portanto, esses critérios tiveram que ser rigorosamente seguidos. A prioridade foi dada às famílias monoparentais, lideradas por mulheres, com filhos de 0 a 6 anos; famílias com crianças de 0 a 6 anos; famílias com deficiência e também famílias com idosos, todas essas famílias serão atendidas nesta primeira fase”, explicou a secretária, Mayara Noronha Rocha.

O programa Vale Gás DF foi lançado em agosto e prevê o pagamento de parcelas bimestrais de R$ 100, utilizadas exclusivamente para a compra de botijões de gás GLP de 13 kg para cozinhar. A previsão inicial é que o programa dure 18 meses e atenda 70 mil pessoas no Distrito Federal.