Skip to content

INSS abre consulta da primeira faixa salarial 13 para pensionistas: veja datas de pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu a consulta sobre o valor da primeiro ele paga 13 por 30,5 milhões de segurados. O benefício adicional para aposentados e pensionistas, que normalmente é pago em agosto e novembro, será antecipado novamente em 2022.

A INSS adiantamento salarial 13 foi anunciado em março pelo governo federal e vai arquivar as duas folhas de pagamento dos meses de abril e maio. A medida de adiantamento de prêmio salarial para segurados já foi utilizada nos últimos dois anos como forma de mitigar o impacto econômico da pandemia na vida de aposentados e aposentados.

Segundo o Instituto, dos 36 milhões de brasileiros que recebem os benefícios concedidos pelo INSS, cerca de 30,5 milhões terão direito ao adiantamento do 13º salário.

O subsídio adicional é pago a todos os segurados em 2022 que recebam algum benefício do INSS, como auxílio-invalidez temporária (antes do auxílio-doença), pensão, auxílio-acidente, assistência em caso de morte ou parto.

Por outro lado, brasileiros que recebem benefícios previdenciários, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não terão direito ao décimo terço do INSS.

Calendário 13 começa em abril

A primeira parcela da décima terceira parcela do INSS será paga junto com o benefício previsto para o mês de abril. A lista de aposentados e aposentados deste mês começará na próxima segunda-feira, dia 25, para quem recebe benefícios de até um salário mínimo (R$ 1.212).

Na última semana de abril será paga a primeira parcela do salário 13 para 5 grupos. O décimo terceiro calendário seguirá as mesmas datas da folha de pagamento de abril, que vai até 6 de maio.

Calendário de adiantamento de 13 salários do INSS – Para quem recebe SMIC
último dígito NIS 1ª parcela 2ª parcela
uma 25 de abril 25 de maio
deles 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 02 de maio 1 de junho
7 03 de maio 02 de junho
8 4 de maio 03 de junho
9 5 de maio 6 de junho
0 Maio 6 07 de junho

Para brasileiros que recebem bolsa do INSS acima de um salário mínimo, o décimo terceiro depósito começa na segunda-feira, 2 de maio. Os horários para quem tiver serviços nessa faixa continuarão até sexta 06/05.

Calendário de adiantamento salarial do INSS 13 – Para quem ganha MAIS DE UM SMIC
último dígito NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 02 de maio 1 de junho
2 e 7 03 de maio 02 de junho
3 e 8 4 de maio 03 de junho
4 e 9 5 de maio 6 de junho
5 e 0 Maio 6 07 de junho

A primeira parcela da décima terceira corresponderá a 50% do valor do benefício a que o segurado tem direito no mês de abril. Que significa, Aposentados que ganham um salário mínimo mensalmente receberão a 10ª parcela de R$ 606 em abril.

Segundo o governo, a exceção serão os beneficiários que passaram a receber a partir de janeiro, que, neste caso, verão o valor calculado proporcionalmente. Para quem recebe auxílio-doença temporário (antigo auxílio-doença), o valor também será inferior a 50% e o adiantamento será calculado com base na duração do auxílio.

O segundo depósito, que será depositado na folha de maio, corresponderá à diferença entre o valor total do serviço e o valor do depósito pago antecipadamente no mês de abril. Para alguns segurados, a segunda parte do adicional será ainda menor devido à dedução do imposto de renda..

Os segurados que se beneficiarem de benefício concedido a partir de maio de 2022 receberão o subsídio adicional em parcela única, que deverá ser lançada em folha de pagamento referente ao mês de novembro/2022.

Como verificar o valor de 13

Uma das formas de conferir o valor da primeira parcela do Vantagem 13 é pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após o login, o beneficiário fica dispensado de consultar o calendário e os valores.

Outra forma é usar o site Meu INSS, que requer uma conta .Gov para fazer login. Uma vez conectado, na tela inicial, um extrato de conta detalha o valor a ser pago.

Também é possível fazer a solicitação por telefone através da central de atendimento do INSS, número 135. Ao avisar o CPF e confirmar os dados, é possível saber o valor. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.