Skip to content

Lançado o aplicativo Auxílio Brasil; veja como baixar e confira o valor a receber

Na sexta-feira, 10, a Caixa Económica Federal passou a pagar o Auxílio Brasil de dezembro. Com o cronograma de arquivamento já divulgado, muitos brasileiros estão tentando descobrir como consultar o valor do Auxílio Brasil.

A Secretaria de Cidadania informou que o aplicativo para saber quem vai receber o benefício neste mês já está disponível para os beneficiários. Durante este mês, o Ajuda Brasil será pago às 14,5 milhões de famílias que receberam o Bolsa Família em outubro e foram aprovadas no novo programa em novembro.

Famílias que estavam na folha de pagamento do programa Bolsa Família em outubro/2021 serão migradas, com exceção daquelas em que, em algum momento de outubro, foi constatado o descumprimento das regras de gestão de benefícios do programa Bolsa.“, informou o ministério.

Como primeiro passo, a agência pediu ao público que utilizasse o aplicativo Bolsa Família para visualizar a lista de beneficiários e as datas de pagamento. Um dia antes do início do pagamento da primeira parcela, o governo lançou o novo pedido de consulta da Aid Brasil.

Outra forma de fazer essa solicitação é ligar para a Central de Denúncias do Ministério da Cidadania no número 121.

Caixa lança aplicativo Auxílio Brasil

A Caixa disponibilizou o aplicativo Auxilio Brasil – il Bolsas Brasil CAIXA – na última quinzena de novembro. O programa foi colocado offline após reclamações de usuários sobre a funcionalidade do aplicativo. No espaço de revisão do aplicativo na Play Store, os usuários que baixaram o aplicativo relataram vários problemas com a plataforma.

Os problemas relatados incluíam datas de pagamento em falta para as próximas parcelas, problemas de conexão e informações desatualizadas sobre os esforços de ajuda emergencial. “Não consigo acessar o aplicativo, sempre parece que o sistema não está disponível, tente novamente mais tarde“, escreveu um usuário.

A Brasil Solicitação de suporte está disponível para telefones Android [clique para baixar] e para smartphones com sistema iOS [baixe aqui]. A ferramenta é uma adaptação do aplicativo Bolsa Família e, portanto, algumas informações do antigo programa social serão exibidas, pois somente esse público receberá o Aid Brasil em 2021.

AVISO: Já existem vários aplicativos relacionados ao Auxílio Brasil na Play Store. Portanto, o usuário precisa ter cuidado ao fazer o download. O aplicativo oficial é Bolsas Brasil CAIXAdesenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

Os usuários que já instalaram o aplicativo Bolsa Família precisam acessar a App Store para atualizar agora.

De acordo com a descrição, no aplicativo Auxilio Brasil CAIXA será possível verificar a situação do pagamento do novo serviço, consultar o extrato detalhado da conta, acessar o programa de pagamento, entre outros serviços. Em caso de dúvidas, a Caixa disponibilizou para ligações o número 0800 726 0207, selecionando a opção Auxilio Brasil.

As diretrizes de aplicação sugerem as seguintes formas de acesso:

  • Caso queira usar a mesma senha CAIXA Tem, selecione a opção Quero usar minha senha do aplicativo CAIXA Tem e digite seu CPF e senha.
  • Caso queira usar a mesma senha dos demais aplicativos da CAIXA, selecione a opção Quero fazer login com minha senha para o aplicativo Auxilio Brasil e digite seu CPF e senha.
  • Caso não possua senha para nenhum aplicativo da CAIXA, selecione a opção Quero entrar com minha senha para o aplicativo Auxilio Brasil ou Quero cadastrar, selecione a opção “Cadastre-se” e siga os passos na tela para fazer o cadastro.

Calendário de socorro no Brasil em dezembro

Em 10 de dezembro, a Caixa iniciou o depósito da segunda parcela do Auxílio Brasil. O calendário oficial já foi divulgado pelo banco e partirá dos beneficiários com o NIS 1 final. A ordem de recebimento dos valores permanecerá a mesma utilizada para o pagamento do Bolsa Família.

A primeira parcela do Auxílio Brasil será depositada no Caixa Tem e também será depositada em conta corrente com depósito à vista, conta especial à vista e conta contábil (a plataforma social do programa).

O calendário oficial da Aid Brasil é publicado pela La Caixa.  Créditos: Caixa.
O calendário oficial da Aid Brasil é publicado pela La Caixa. Créditos: Caixa.

Para sacar os valores do Auxílio Brasil, o beneficiário deve escolher a opção “retirada sem papel“no aplicativo, em seguida, clique”gerar um código de resgate“. O código é válido por uma hora e deve ser gerado novamente caso o beneficiário não faça o saque nesse período. Então siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e pressione Gerar um código de retirada.
  2. O aplicativo informará então que o beneficiário deve se dirigir a um caixa eletrônico, lotérica ou correspondente da Caixa Aqui antes de continuar. De fato, o código a ser gerado é válido para uma clima e se você não concluir a retirada dentro desse prazo, terá que repetir o procedimento desde o início.
  3. Se você já estiver no local onde vai sacar dinheiro, clique na opção gerar código.
  4. Preparar! O código de autorização de saque será gerado e você só precisará digitá-lo no caixa no momento da operação.
  5. Na tela do caixa eletrônico, escolha a opção de saque. Em seguida, deve ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e pressione a opção continuar.
  6. O caixa solicitará o código de seis dígitos gerado no aplicativo. digite e pressione continuar.