Skip to content

Não é considerado o saque extraordinário do FGTS? veja o que fazer

A Caixa Económica Federal passou a depositar os Saque Extraordinário FGTS para 3,9 milhões de pessoas nascidas em janeiro. Até 15 de junho, o banco emitirá saques de até 1.000 reais por pessoa para cerca de 42 milhões de trabalhadores.

Este ano o governo autorizou a retirada de parte do saldo de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia como parte de um pacote de estímulo econômico.

Já utilizado em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o saque extraordinário do FGTS é um método que ocorre apenas com autorização do Presidente da República.

Brasileiros que querem saber se terão direito a sacar R$ 1.000 do FGTS já podem acessar o aplicativo oficial para conferir o valor disponível para saque. O aplicativo do FGTS permite consultar o saldo individual de cada conta vinculada a um contrato de trabalho, bem como o saldo total de todas as contas, e acompanhar o histórico de depósitos efetuados pelo empregador.

Nos casos em que o trabalhador tiver saldo em várias contas, o dinheiro será sacado primeiro das contas vinculadas ao vínculo empregatício rescindido (começando pela de menor saldo) e depois das demais contas vinculadas, priorizando também as conta com o menor saldo.

O primeiro grupo a receber o saque de até R$ 1.000 do FGTS serão os nascidos em janeiro, pois o calendário elaborado pelo banco segue a ordem de nascimento dos trabalhadores.

O calendário extraordinário do FGTS segue até o dia 15 de junho com a liberação de dois depósitos por semana, na quarta e no sábado, para cada grupo. Veja a tabela completa:

Calendário Retiros Extraordinários FGTS 2022
mês do nascimento Data para arquivamento
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Marchar 4 de maio
abril 11 de maio
ele pode 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1 de junho
novembro 08 de junho
dezembro 15 de junho

O FGTS de horas extras não entrou na conta, o que fazer?

Por meio do aplicativo do FGTS, o trabalhador pode consultar a conta na qual os valores serão depositados. Segundo a Caixa, o saque será creditado em uma conta poupança digital no Caixa Tem na data definida pelo calendário extraordinário do FGTS.

Portanto, os brasileiros que já receberam o bônus do Pis/Pasep ou o saque do FGTS 2021 de uma conta Caixa Tem, receberão o dinheiro na mesma conta poupança digital. Para quem ainda não tem conta no app, a Caixa vai abrir de forma automática e gratuita.

Veja como fazer login no Caixa Tem pela primeira vez no vídeo a seguir:

No entanto, é importante ressaltar que em alguns casos a criação da conta poupança digital não pode ser feita pelo banco, como quando a pessoa possui CPF irregular.. Nesse caso, o cidadão deve regularizar o CPF antes de abrir a conta Caixa Tem.

– Saiba como consultar a situação do CPF e regularizá-lo no site da Receita Federal

Com o dinheiro em uma conta poupança digital, o trabalhador pode movimentar o saldo para pagar contas e recibos, pagar compras em supermercados, farmácias e outros comércios pelo app direto na máquina, transferir para outras contas bancárias e sacar as quantidades com opção Retirada sem papel.

Outro detalhe que os usuários poderão identificar no Caixa Tem é a Código de crédito de idade F. Caso a mensagem apareça no seu extrato digital, significa que o valor do saque extraordinário será creditado como liberação futura na data indicada no calendário.

Posso antecipar o saque extraordinário do FGTS?

a resposta é não. O dinheiro sacado do FGTS em 2022 será liberado conforme cronograma estipulado pelo banco e estará disponível para saque em dinheiro na mesma data. Portanto, não há possibilidade de fazer um adiantamento, pois o beneficiário pode sacar assim que os valores forem depositados na conta.

Em ciclos anteriores, como 2020, a Caixa configurou dois calendários com datas diferentes para creditar a conta e sacar dinheiro. Diante dessa situação, os beneficiários encontraram uma forma de antecipar o saque do FGTS transferindo os valores para outras contas por meio de recibos de pagamento ou transferindo-os para carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay e PagBank.

Como sacar o FGTS pelo Caixa Tem

Os valores de saque do FGTS depositados em uma conta poupança digital no Caixa Tem podem ser sacados em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Para isso, o usuário deve fazer login no aplicativo e selecionar a opção “Saque sem cartão” e gerar o código para saque. Então siga os passos:

  1. Clique no botão “Enter” no teclado do caixa eletrônico;
  2. Em seguida, clique no botão “Retirar CASH que você tem”.
  3. Em seguida, insira o número do seu CPF e clique no botão “Confirmar”;
  4. Em seguida, insira o código de 6 dígitos gerado no Caixa Tem;
  5. Em seguida, pressione o botão “Confirmar”;
  6. Em seguida, escolha um valor para sacar e pressione o botão “Entrar”.
  7. Por fim, aguarde a liberação do dinheiro.
O FGTS extraordinário pode ser recolhido na Caixa Tem.  Imagem: concurso de pesquisa.
O FGTS extraordinário pode ser recolhido na Caixa Tem. Imagem: concurso de pesquisa.