Skip to content

PIS 2022: o novo pagamento de até R$ 1.212 é nesta quinta-feira, 31; olha quem recebe

A Programa de subsídio ao xixi Você terá depositado seu último pagamento na quinta-feira, 31 de março. Os beneficiários são trabalhadores do setor privado nascidos em dezembro. O abono salarial a ser pago em 2021 24,2 milhões de brasileiros serão pagos entre fevereiro e março deste ano.

O calendário do subsídio ao PIS, pago pela Caixa Económica Federal, começou no dia 8 de fevereiro para os aniversariantes de janeiro. A bolsa do PASEP, cujo programa terminou na semana passada, foi concedida a mais de um milhão de servidores pelo Banco do Brasil.

Além das últimas parcelas oficiais do calendário, Na terça e quinta desta semana, Caixa também apresentará abono salarial retroativo para 1,6 milhão de trabalhadores considerados adequados após a atualização realizada pela Dataprev.

Após realizar uma análise detalhada de 1,9 milhão de cadastros, a empresa identificou que mais 1,6 milhão de pessoas poderiam se beneficiar do benefício.

O resultado foi divulgado pela Dataprev em 16 de março e como o planejamento do abono salarial já estava em andamento, o Ministério do Trabalho determinou que esse grupo recebesse o Pis/Pasep nos dias 29 e 31 de março.

Quem recebe Pis/Pasep essa semana

  • 29 de março – Depósito do Pis para os nascidos em novembro;
  • 29 de março – pagamento retroativo de Pis/Pasep referente ao total de 1,6 milhão aprovado após a atualização do Dataprev, para quem o receberá em fevereiro;
  • 31 de março – Pis atenção para os nascidos em dezembro;
  • 31 de março – pagamento retroativo do grupo Pis/Pasep de 1,6 milhão aprovado após a atualização do Dataprev, para quem o receberá em março.

Consulta CPF Pis/Pasep

A pergunta para saber quem passou no procedimento adicional divulgado pela Dataprev estava disponível no aplicativo Carteira Digital de Trabalho ou no site da Secretaria do Trabalho.

Caso o trabalhador não possua smartphone para baixar o aplicativo, ele pode obter a carteira de trabalho digital acessando o site e fazendo login com seu cadastro no access.gov.br.

Para consultar o Pis/Pasep pelo CPF, o trabalhador também pode acessar o inscrição o caixa. A ferramenta, que também dá acesso a informações sobre seguro-desemprego e INSS, está disponível para celulares Android e (iOS) em plataformas de aplicativos.

Quem tem direito ao Pis/Pasep em 2022?

Os trabalhadores que tenham um contrato de trabalho de 30 dias no ano base 2020 poderão beneficiar do bónus este ano.

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Recebeu salário médio mensal de até dois salários mínimos no ano base (2020);
  • ter exercido atividade remunerada, há pelo menos 30 dias, no ano de referência considerado para o cálculo;
  • Faça com que seu empregador (pessoa jurídica) insira seus dados corretamente no Cadastro Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os valores variam de acordo com o número de meses trabalhados. Quem trabalhou um ano inteiro com carteira assinada em 2020 e cumpre a regulamentação recebe um salário mínimo de R$ 1.212,00. Quem trabalhou menos tempo recebe proporcionalmente aos meses trabalhados.

O calendário Pis/Pasep termina em março

Com as parcelas pagas nesta quinta-feira 31, a Caixa encerra o plano de bolsas Pis/Pasep 2022. A apresentação das bonificações começou no dia 8 de fevereiro e previa duas parcelas semanais.

Mais de 23 milhões de trabalhadores de empresas privadas foram considerados elegíveis para receber o abono salarial do Pis em 2022. O prazo para saque dos valores segue até 29 de dezembro deste ano.

O calendário do Pis 2022 termina em 31 de março.  Imagem: caixa.
O calendário do Pis 2022 termina em 31 de março. Imagem: caixa.

A agenda do Pasep, custeada pelo Banco do Brasil, começou uma semana depois da dos demais trabalhadores. O pool de mais de um milhão de servidores também terá até 29 de dezembro de 2022 para retirar dinheiro da conta. Veja como ficou o calendário de pagamentos do PASEP:

Número de registro final Data de pagamento do passp 2022
0 15 de fevereiro
uma 15 de fevereiro
deles 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 em 17 de março
8 22 de Março
9 24 de março

O bônus salarial Pis/Pasep pode ser retirado em quiosques de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui, lotéricas, pontos de pagamento e pelo aplicativo Caixa Tem. O benefício pago em uma conta poupança pode ser usado no aplicativo para pagamento de contas, compras com cartão virtual, transferência bancária ou saque sem cartão.