Skip to content

PIS/PASEP 2022 ainda tem duas parcelas nesta quinta-feira dia 24; veja se vai receber

Novos grupos receberão o Abono salarial PIS/PASEP Nesta quinta-feira, 24. Uma nova série de pagamentos será liberada pela Caixa e Banco do Brasil, com quem firmou parceria formal em 2020. 24 milhões de brasileiros têm direito ao abono salarial em 2022.

Os pagamentos às terças-feiras continuam o serviço que começou em fevereiro. A provisão no início do ano refere-se ao ano base 2020 que teria sido apresentado no ano passado, mas o calendário foi adiado. Assim, quem trabalhou com carteira assinada em 2021 não receberá a bolsa até o ano que vem.

Saiba quem receberá a contribuição esta semana:

  • 22 de Março (terça-feira) – pagamento do subsídio Pis para trabalhadores nascidos em setembro;
  • 22 de Março (terça-feira) – pagamento da contribuição PASEP para servidores com contrato permanente 8;
  • 24 de março (quinta-feira) – pagamento da contribuição PASEP para trabalhadores nascidos em outubro;
  • 24 de março (quinta-feira) – pagamento da contribuição PASEP para servidores com contrato permanente 9;

Na quarta-feira, 16 de março, a Dataprev divulgou o resultado do processamento do CPF de 2 milhões de trabalhadores que tiveram o abono salarial em análise e anunciará o benefício para mais 1,6 milhão de pessoas.

Segundo o governo, esses brasileiros formam um grupo que precisou passar por mais processamento após a identificação de uma inconsistência na lista anual de informações sociais (RAIS) fornecida pelos empregadores. Este grupo terá um calendário diferente dos restantes e irá recebê-lo nos dias 29 e 31 de março.

Como consultar o PIS

A solicitação mais comum para acessar o saldo do PIS é por meio do aplicativo Cartão de Trabalho Digital, disponível para celulares Android e iOS.

Outra forma de saber se você vai receber o valor é pelo site da Caixa Econômica Federal, onde existe a possibilidade controlar o xixi com CPF ou o número NIS.

Porém, existe uma forma de consultar o Pis/Pasep via Aplicativo de pagamento trabalhoso. A ferramenta, que também dá acesso a informações sobre seguro-desemprego e INSS, está disponível para celulares Android e (iOS) em plataformas de aplicativos.

Como consultar o PASEP

O Pasep é pago pelo Banco do Brasil e tem as mesmas regras do PIS. O pagamento é feito na conta bancária do beneficiário ou pode ser transferido para outras contas bancárias. A solicitação é feita por meio do site do BB, que contém mais informações.

Quem recebe o abono salarial?

Têm direito ao subsídio os trabalhadores que tenham contrato de trabalho de 30 dias em 2020. Além disso, para aceder à pensão, devem estar reunidas as seguintes condições:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Recebeu salário médio mensal de até dois salários mínimos no ano base (2020);
  • ter exercido atividade remunerada, há pelo menos 30 dias, no ano de referência considerado para o cálculo;
  • Faça com que seu empregador (pessoa jurídica) insira seus dados corretamente no Cadastro Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os valores variam de acordo com o número de meses trabalhados. Quem trabalhou um ano inteiro com carteira assinada em 2020 e cumpre a regulamentação recebe um salário mínimo de R$ 1.212,00. Quem trabalhou menos tempo recebe proporcionalmente aos meses trabalhados.