Skip to content

Saque emergencial do FGTS 2022: saiba como consultar o saldo das contas ativas e inativas

A Caixa Econômica Federal inicia amanhã, 19, um novo ciclo de saque emergencial do FGTS em 2022. A medida foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto em 17 de março.

O valor máximo de saque será limitado a R$ 1.000 por CPF. O calendário foi estabelecido com base no mês de nascimento dos beneficiários, liberando um saque mensal para cada grupo.

Cerca de 42 milhões de brasileiros serão beneficiados com o lançamento do novo retiro emergencial do FGTS e já é possível saber quem terá direito a ele verifique o saldo da sua conta FGTS. Veja como fazer abaixo.

Como consultar o saldo no aplicativo do FGTS?

O aplicativo oficial desenvolvido pela Caixa é a ferramenta mais completa para visualizar as informações do seu FGTS. Ao acessar o aplicativo, disponível para celulares Android e iOS, é possível consultar o saldo de todas as contas do fundo, bem como o saldo de todas as contas do FGTS existentes.

O app também informa a situação detalhada com todos os depósitos feitos pelo empregador e Crédito JAM – Atualização de Juros e Dinheiro (saldo de renda do FGTS daquele mês).

O aplicativo do FGTS oferece consulta do saldo de todas as contas.  Imagem: concursos de pesquisa
O aplicativo do FGTS oferece consulta do saldo de todas as contas. Imagem: concursos de pesquisa

Por meio do aplicativo, o trabalhador também pode verificar o tipo de saque ativo em sua conta, em que pode estar resolução de retirada (demissão sem justa causa) ou saque de aniversário (débito directo anual no mês de nascimento).

O App FGTS também permite solicitar digitalmente o saque do saldo por outros motivos legais, como casos de doença grave, falecimento do trabalhador, calamidade pública, aposentadoria, conta inativa até R$ 80,00, entre outras situações.

Ao selecionar o tipo de saque em que se cadastra, a pessoa poderá ver os documentos necessários para fazer o pedido diretamente no pedido.

O acesso ao aplicativo do FGTS ocorre por meio do mesmo cadastro utilizado para acessar a caderneta de poupança digital Caixa Tem.

Consulte o saldo do FGTS no site da Caixa

Outra forma de acessar o saldo da sua conta FGTS é usar o Internet Banking da Caixa pelo aplicativo ou site, ao fazer login em sua conta Caixa, o cliente poderá acessar seu saldo, fazer transferências eletrônicas e visualizar seu extrato e saldo do FGTS. Veja como fazer login pela primeira vez:

  1. Acesse www.caixa.gov.br/extrato-fgts ou clique no botão abaixo.
  2. Digite o número do seu NIS ou CPF e clique em “salvar senha”.
  3. Leia as regras e clique em “Aceito”.
  4. Preencha todos os campos com seus dados pessoais.
  5. Crie uma senha de até 8 dígitos, com letras e números, e confirme. Você será redirecionado para a tela de login.
  6. Preencha os campos com NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e o botão de login.

A Caixa também oferece a possibilidade de receber atualizações sobre depósitos e Saldo do FGTS via SMS para seu celular. Ao optar por este método, o trabalhador receberá mensalmente um extrato com os pagamentos efetuados pelo empregador e o saldo atualizado do Fundo de Garantia.

A consulta do FGTS por SMS pode ser acionada pelo terminal de autoatendimento ou pelo site da Caixa.