Skip to content

Sua conta Caixa Tem está bloqueada? veja como liberar o acesso

Com o anúncio de uma nova rodada de saques emergenciais do FGTS, a demanda pelo acesso à conta poupança digital do Caixa Tem aumentou nos últimos dias. O aplicativo que permite o repasse de valores recebidos de benefícios sociais do governo apresentou instabilidade e muitos brasileiros tiveram sua conta Caixa Tem bloqueada ao tentar acessar o aplicativo.

Tal como nos anos anteriores, o Aplicativo CaixaTem agora é utilizado como plataforma de pagamento de benefícios como Auxilio Brasil, Pis/Pasep e FGTS. Todos os meses, 18 milhões de brasileiros transferem dinheiro do Auxilio Brasil pelo aplicativo. Entre fevereiro e março, mais de 24 milhões de pessoas também receberam o abono salarial por meio da caderneta de poupança digital aberta automaticamente pela Caixa.

Durante as primeiras semanas de pagamento dos benefícios sociais, foram registadas filas em vários balcões da Caixa em todo o país, em grande parte devido ao bloqueio de conta na aplicação. “Esse talvez seja o ponto mais importante dos bloqueios: não permitimos um grande número de números de celular para CPF porque no ano passado identificamos isso como o principal ponto fraco em termos de potencial fraude.“, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães.

Caixa Tem está bloqueado por motivos de segurança

Para entender o motivo dos bloqueios que ocorrem no aplicativo Caixa Tem, é preciso se atentar ao início do auxílio emergencial. Isso se deve ao fato de que nos primeiros meses do pagamento do auxílio emergencial de 2020, o banco permitiu que cada cidadão fizesse vários depósitos no Caixa Tem usando o mesmo celular.

No entanto, com o passar das semanas, surgiram fraudes em que hackers usaram os dados de outros brasileiros para reivindicar a vantagem. Por este motivo, a Caixa decidiu pôr cobro a esta falha de segurança e limitar o acesso telefónico a apenas uma conta. Durante a investigação, o banco chegou a bloquear quase 3 milhões de contas digitais no Caixa Tem que foram consideradas fraudulentas.

Nesse contexto, a solução encontrada pela Caixa foi bloquear contas suspeitas e estabelecer um calendário de desbloqueio do Caixa Tem para que, nos casos mais graves, o cidadão vá até as agências para confirmar sua identidade.

Nas situações mais simples, o banco autorizou o cancelamento da suspensão enviando documentos para o Whatsapp da Caixa. Após verificar que o cadastro estava em ordem, a instituição financeira concedeu acesso à conta em até 48 horas.

Com os novos pagamentos do auxílio emergencial, auxílio no Brasil e outros benefícios, milhares de pessoas passaram por dificuldades para acessar sua conta Caixa Tem. Isto deve-se ao facto de em muitos casos o cidadão ter alterado o seu telemóvel ou mesmo o seu número de telefone (chip). Estas duas situações são os principais motivos que levaram a Bloqueio Caixa Tem nas últimas semanas.

Como liberar o acesso ao Caixa Tem bloqueado

Como mencionado acima, o A conta Caixa Tem está vinculada ao número do celular (chip) e ao aparelho em que foi feito o primeiro acesso. Portanto, caso o usuário tenha alterado seu número ou celular, terá dificuldade em acessar a conta digital novamente. Nestes casos, a Caixa Económica Federal informa que existem duas formas de o fazer Desbloqueie o item da caixa.

A primeira é ir a uma agência bancária, aberta das 8h às 13h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos. O procedimento de alteração do número de telefone no Caixa Tem deve ser realizado nas agências para garantir a segurança do usuário e evitar o bloqueio da conta digital por suspeita de tentativa de fraude.

O mesmo acontece nos casos em que o cidadão está necessitado alterar o e-mail usado no Caixa Tem. Outras dúvidas e informações podem ser esclarecidas sob o número 111.

outra maneira de desbloquear conta no Caixa Tem ele vai para uma das 13.000 loterias do país. Desde o final de abril deste ano, as lotéricas estão autorizadas a prestar assistência aos usuários cujo acesso ao Caixa Tem foi bloqueado.

Tanto nas agências quanto nas lotéricas, o beneficiário deve apresentar documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo) e o celular em que o aplicativo Caixa Tem está instalado.

Como recuperar a senha do Caixa Tem

Nos casos em que o usuário não consegue acessar a conta digital por ter esquecido a senha do Caixa Tem, existe uma solução mais simples. A recuperação de senha pode ser feita pelo celular sem a necessidade de ir a uma agência ou lotérica. Confira passo a passo:

  1. Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em início da sessão;
  2. Digite o número do seu CPF e clique Segue;
  3. Na tela seguinte, escolha a opção “Recupere sua senha“;
  4. Digite seu CPF novamente e clique em “continuar“;
  5. O aplicativo exibirá a seguinte mensagem na tela “Em breve você receberá as instruções no e-mail cadastradoSe você não encontrar a mensagem em sua caixa de entrada, lembre-se de verificar também sua pasta de spam;
  6. Ao abrir seu e-mail, procure o assunto “Redefinir senha” enviado pelo Login Caixa;
  7. Clique em “Redefinir link de credenciais” e digite uma nova senha. A senha do Caixa Tem deve ser numérica e conter no mínimo 6 dígitos. Além disso, o aplicativo não aceitará que você salve seu CPF ou data de nascimento como senha.
  8. Repita a senha que você acabou de criar e clique em Continuar.

É importante lembrar que o link para redefinir a senha do Caixa Tem é válido por 12 horas. Após esse tempo, caso a senha não tenha sido redefinida, o usuário deverá repetir os passos desde o início.