Skip to content

Carteira Digital Transit oferece comodidade ao motorista

A Carteira de Trânsito Digital é um aplicativo que armazena a carteira de motorista e o documento do veículo no celular. E com a mesma validade do papel impresso. Em dezembro de 2020, o aplicativo tinha 18 milhões de usuários.

Além de armazenar os documentos de trânsito obrigatórios em formato digital, a Carteira de Trânsito Digital avisa quando o documento expira, permite visualizar infrações e pagar multas emitidas pelas autoridades fiscais de todo o país.

O aplicativo também permite que o motorista receba notificações de coleta e mensagens das campanhas oficiais de educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Preparamos uma pergunta e resposta sobre a Carteira Digital Transit para você:

Quem pode ter a carteira digital?

Para utilizar o serviço é necessário ter o cartão de transporte impresso com o código QR no verso.

Como obter a carteira digital?

Antes de tudo, você precisa instalar o aplicativo no seu celular na versão iOS É andróide. Após instalar o aplicativo, é hora de fazer login no single sign-on do gov.br.

Saiba como criar a conta.

Depois de fazer login, aponte sua câmera móvel para o código QR na parte de trás de sua licença. Em seguida, tire uma foto no aplicativo. Ela será comparada com sua foto no banco de dados do Detran.

A etapa final será a confirmação do CEP registrado no estado do Detran de sua carteira de habilitação nacional. Se tudo estiver correto, será gerada a Carteira de Trânsito Digital.

Houve algum erro e não foi possível obter o documento digital?

Nesse caso, a solução é ir ao Detran original para verificar sua situação. Itens obrigatórios, como número de celular, endereço de e-mail e código postal, geralmente precisam ser atualizados.

E como gerar o documento digital do veículo?

Para isso, é necessário o número Renavan do veículo, que se encontra na parte superior do documento, e o código de segurança do CRV, que é o antigo DUT. O aplicativo irá gerar o documento automaticamente.