Skip to content

Como contactar o Instituto Nacional da Segurança Social

O cidadão deve se cadastrar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para começar a contribuir, ser agente ou representante legal de outra pessoa ou simplesmente solicitar um serviço.

Quem se torna contribuinte do INSS tem acesso a benefícios previdenciários, como pensão, auxílio-doença, auxílio-maternidade e pensão por morte..

O registro é feito como afiliado ou não afiliado. Em caso de adesão Destina-se a quem deseja contribuir para o INSS, de forma compulsória ou por opção, ou seja, como contribuinte facultativo. A idade mínima é de 16 anos.

Registro em estado de não afiliado Destina-se a menores de 16 anos ou que devam inscrever-se na Segurança Social, sem necessariamente contribuir, no caso de beneficiários, tutores, síndicos, entre outros.

O registro é a possibilidade de o cidadão se registrar no INSS e obter o Número de Registro do Trabalhador (NIT). É importante saber que quem possui número do Programa de Integração Social (PIS), do Programa de Formação de Servidores Públicos (Pasep) ou do Número de Identificação Social (NIS), não precisa se cadastrar, utilize este número apenas com o Social Segurança.

“Atualmente temos o canal 135, que pode ser usado para se cadastrar por meio dele, inclusive pelo aplicativo Meu INSS para smartphone e pelo site do INSS. É muito importante que o segurado insira seu número de telefone correto para que possamos acessá-lo com facilidade e esclarecer qualquer dúvida. Quando há solicitações pendentes, podemos fornecer feedback aos usuários assim que o telefone permitir”, explicou Jobson Sales, chefe do serviço do INSS.

termos

A primeira condição para poder se inscrever na Previdência Social é não ter outra inscrição em programas governamentais, como PIS/Pasep e NIS.

Para o afiliado:

– Idade mínima de 16 anos

– Preencher uma das categorias de segurados (contribuinte pessoa física, médico, trabalhador doméstico ou segurado especial) e a atividade exercida de acordo com a lista fornecida. Embora seja opcional, o cidadão deve preencher o campo de atividade, por exemplo “dona de casa”

Para não afiliados:

– Não há idade mínima

– Preencher uma categoria entre as opções de empregado (para efeito de utilização do benefício), representante legal, agente ou membro do grupo familiar para benefício de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)

Como registrar

Para se tornar um colaborador afiliado você pode se cadastrar no aplicativo ou no site Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para não membros, como crianças ou responsáveis, é necessário enviar um pedido até 135.

Ao se cadastrar, você precisa preencher o CPF e o número da sua carteira de identidade.

Para inscrições feitas online ou pelo telefone 135 não é necessário enviar nenhum documento ao INSS.

A inscrição também pode ser feita pessoalmente em uma instituição de previdência social.

Dúvidas

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. (horário de Brasília).

As ligações de telefones fixos e redes públicas são gratuitas e a tarifa de uma ligação local é cobrada de telefones celulares.

Meu site do INSS

Meu aplicativo INSS iOS Sim andróide