Skip to content

Reclamações sobre serviços e produtos podem ser encaminhadas diretamente às empresas

Você já teve algum problema com a compra de um produto ou ficou frustrado porque um serviço não foi entregue como prometido? Situações como essa podem ser resolvidas online, por meio da plataforma consumer.gov.

A plataforma já registrou quatro milhões de reclamações e conta com a participação de 1.043 empresas. De acordo com o Departamento de Justiça e Segurança Pública, aproximadamente 80% das reclamações atualmente são resolvidas pelas empresas, que respondem às consultas dos consumidores em uma média de sete dias.

Diferente de outros canais, via consumer.gov, a pessoa estabelece contato direto com a empresa participante, que se compromete a receber, analisar e responder à reclamação em até dez dias. Mas é importante ressaltar que a plataforma não substitui o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor. Portanto, caso o problema não seja solucionado, o cidadão sempre conta com os serviços dos Procons, defensorias públicas, juizados especiais cíveis, entre outros órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor.

A ferramenta consumer.gov é uma ferramenta pública, acessível pela Internet, para ajudar a resolver os problemas do consumidor de forma rápida e sem burocracia. O interessado também pode buscar dados e informações sobre o comportamento das empresas.

Como fazer uma reclamação?

O consumidor deve verificar na plataforma se a empresa está cadastrada no site. Então faça uma reclamação. A empresa tem 10 dias para responder. Depois disso, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta.

Para acompanhar a reclamação e o atendimento da empresa, o titular dos dados deve fazer login no sistema com seu usuário cadastrado ou CPF e senha.

Posso falar sobre qualquer empresa?

Não. A plataforma contém uma lista de empresas cadastradas. A participação é voluntária e somente aqueles que aderem formalmente à ferramenta podem participar. A empresa interessada em aderir deve clicar no link “Como se inscrever – EmpresasA adesão será avaliada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O consumidor pode propor a participação mesmo que a empresa não esteja cadastrada na seção “Empresas participantes”.

Caso a empresa não seja cadastrada, o Ministério Público recomenda que o usuário entre em contato com os Procons, defensorias públicas, juizados especiais cíveis, entre outros órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor.

Como investigar a reputação de uma empresa ou serviço?

O desempenho da empresa é monitorado através da aba “Indicadores”. Após a resposta, o consumidor indica se a reclamação foi resolvida ou não. Você também pode avaliar o nível de satisfação com o serviço variando de 1 como o mais baixo a 5 como o mais alto. As informações sobre a reclamação e a resposta da empresa são públicas. Os dados do consumidor estão protegidos.

Acesse consumer.gov