Skip to content

Saiba como obter o Cartão Digital do Trabalho e da Segurança Social

O aplicativo da Carteira Digital de Trabalho e Previdência Social (CTPS) existe desde 2017, mas não substituiu o documento físico. Aconteceu em 2019, quando a versão digital virou o equivalente a uma carteira de papel, aquele livrinho de capa azul que muitos brasileiros conhecem.

Ele veio para modernizar e facilitar o acesso às informações sobre a vida profissional do trabalhador. Com o documento digital, com apenas um clique, todas as experiências profissionais estarão acessíveis ao empregado e ao empregador. Trata-se de tempo de atividade médio mais curto e acesso mais rápido aos dados.

Mais de 303 milhões de pessoas acessadas à Carte Numérique de Travail et de Sécurité Sociale depuis janvier 2019. Em razão do Covid-19, a versão numérica connua um aumento significativo do nome de novos usuários, acessos e telecarregamentos de puis l’année último. Somente em 2020, as visualizações foram superiores a 270 milhões.

A carteira de trabalho regista a vida laboral do trabalhador e garante o acesso aos direitos laborais previstos na lei. Ele contém, por exemplo, informações relacionadas à admissão de funcionários e registros de remuneração e mudanças de emprego.

Quem pode usar este serviço?

Qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Como obter a CTPS digital?

Com o telemóvel:

Basta baixar o aplicativo Cartão de Trabalho Digital, disponível para andróide Sim iOS. Na versão mobile tem a possibilidade de receber notificações sobre os movimentos do seu contrato de trabalho.

O computador:

Em seu computador, faça login no portal gov.br e procure por Carteira de Trabalho Digital e clique em Perguntar. Finalmente, em quero me registrar. Preencha os campos com seus dados, seguindo o passo a passo.

Se o sistema informar que você já está cadastrado, volte para a tela de senha de login, clique no botão Já estou cadastrado e siga as instruções.

Inteligente. Você já está na área de trabalho. Agora clique no ícone Digital Works Portfolio.

Existem várias funções para visualizar o histórico de trabalhos.

Ainda posso ter o cartão de documento?

Ainda é possível obter um cartão em papel, mas apenas os funcionários de órgãos públicos e organizações internacionais precisam dele.

Para acessar o documento é necessário enviar a solicitação de agendamento para o correio do trabalho (Uf)@economia.gov.br. Na posição de ovo, o trabalhador deve inserir a sigla correspondente ao seu estado.

Devem ser apresentados os seguintes documentos: CPF; identificação com foto emitida pelo governo; prova de endereço; comprovante de estado civil (se solteiro, certidão de nascimento; se casado, certidão de casamento; ou, se separado, divorciado ou viúvo, certidão com averbação); e uma foto colorida 3×4.

Em caso de dúvida, ligue para 158.

O que fazer com minha antiga CTPS?

Se você já tinha a CTPS em papel, precisa mantê-la. Resta um documento para comprovar seu horário de trabalho anterior. Embora o cartão de trabalho digital possa transitar por contratos de trabalho antigos (a partir da década de 1980, por exemplo), nesses casos é importante manter o documento original.

O que muda é que a partir de agora, para todos os contratos de trabalho (novos ou existentes), todas as notas (licença, salário, etc.) serão feitas apenas em formato eletrônico e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar da Internet.