Skip to content

Saiba como tirar o passaporte

Ao planejar uma viagem ao exterior, a primeira coisa a verificar é a necessidade de um passaporte, depois de um visto. O passaporte é a identidade de um viajante em outros países e registra entradas e saídas, vistos e autorizações. É válido por 10 anos para adultos.

O documento inclui recursos de segurança para evitar fraudes, como a existência de marca d’água. A polícia federal é responsável pela emissão de passaportes comuns no território nacional.

Em 2019, a Polícia Federal emitiu 2.986.161 passaportes. Em 2020, esse número caiu para 1.030.686 devido ao Covid-19, que interrompeu as viagens internacionais. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro lideram em número de documentos emitidos. Em 2021, nos meses de janeiro e fevereiro, foram emitidos 152.759 passaportes.

Quem pode tirar o passaporte?

O serviço destina-se exclusivamente ao atendimento em território brasileiro e o solicitante deve atender a determinadas condições:

Ter concluído o recenseamento eleitoral;

ter votado, justificado ou pago multa, nas últimas eleições;

Ser igual ao Serviço Militar Obrigatório, no caso de homem que tenha completado 19 e 45 anos no corrente ano;

Recolher os documentos necessários para a emissão do passaporte; Sim

Não ser procurado pelos tribunais ou impedido de obter passaporte ou deixar o país

Quais são os passos para obter um passaporte?

Preencha o documento

O formulário deve ser preenchido no site da Policia Federal. Certifique-se de ter a documentação necessária, sempre em original. Será utilizado ao final e deverá ser apresentado no dia do atendimento presencial, devolvendo-o após a aula. Serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas.

Consulte a lista de documentos

pagar impostos

A taxa é gerada automaticamente após o preenchimento do formulário. Somente após a compensação será possível passar para a próxima fase, a programação.

Horário de atendimento

A programação também acontece no site da Policia Federal. O requerente deve escolher a unidade, lembrando que deve retornar para preparar o passaporte, no prazo máximo de 90 dias. Após esse período, o passaporte é cancelado.

Vá para a unidade escolhida

O atendimento é presencial na unidade escolhida, no dia e horário agendados. Após o serviço, os prazos de entrega serão comunicados por e-mail.

Menor de 16 anos

Além da autorização dos pais para emissão de passaporte, se o menor for menor de 16 anos, deverá estar acompanhado de um dos pais ou responsável legal.

casos urgentes

Em caso de emergência, deverá ser apresentada documentação comprovativa da urgência e comprovativo de pagamento.

Entrega

O passaporte será emitido apenas para o titular. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Crianças menores de 12 anos não precisam estar presentes no nascimento. O passaporte pode ser entregue ao responsável legal.

Assista o vídeo

Vídeo como tirar passaporte